JOÃO DE SOUSA LIMA É HOMENAGEADO EM JORDÂNIA, MINAS GERAIS



JOÃO DE SOUSA LIMA É HOMENAGEADO EM JORDÂNIA, MINAS GERAIS

Em sua permanente pesquisa sobre o cangaço, o historiador João de Sousa Lima tem procurado conhecer e conversar com filhos, descendentes e remanescentes deste período, dentre eles Dulce Menezes, “a última cangaceira ainda vida. Dos que seguiram os caminhos incertos do cangaço, só ela sobreviveu”. diz João.
O pesquisador informa que “em recente visita a suas filhas Luci (em Vitória da Conquista) e Martha Ruas e seu marido Tião Ruas (em Jordânia) e ainda o filho Jacozinho, tive o privilégio de conhecer a fazenda Jacobina, de João Anastácio Filho “Jacó”.
Nessa fazenda chegaram fugindo do nordeste, os cangaceiros Marinheiro (irmão de Sila), Sila, Zé Sereno, Criança e Dulce.
Dulce acabou ficando na fazenda e teve 18 filhos com Jacó, dos quais sobreviveram 10.
Em breve o Tião Ruas e a Martha lançarão um livro contando toda essa história.
Eu tive a honra de conhecer os escombros da fazenda, na companhia dos filhos Jacozinho e Martha, lugar nunca explorado por nenhum outro historiador e pesquisador.
João de Sousa Lima é homenageado em Jordânia, Minas Gerais imagem
João de Sousa Lima é homenageado em Jordânia, Minas Gerais imagem
No final de semana 5 e 6 de Dezembro, João de Sousa Lima esteve em Jordânia, município do estado de Minas Gerais, fundado em 27 de Dezembro de 1948. Localizado no oeste do Estado, a 819 quilômetros da capital, Belo Horizonte, sua população estimada registrada pelo IBGE em 2010 é de 10 319 habitantes (IBGE – Censo 2010). Seu prefeito é Watson da Silva Luz (PMDB), eleito para o quadriênio 2013/2016. O presidente da Câmara é Maxuel Bomfim Torres (PSC).
Nesta cidade mineira, João de Sousa Lima foi homenageado pelo vereador Maxuel Torres, presidente da Câmara Municipal de Jordania, e por Côncio Mário Gobira, Diretor da Escola Estadual de Jordânia, por sua pesquisa na área do cangaço.
Fonte: Folhasertaneja


Vem com SELIGANAMUSICA

Desde já somos gratos a todos vocês ouvites e visitantes do nosso portal, e pedimos que fiquem avontade para deixarem a sua opinião através dos seus cometários, e lembrar a todos que aqui em nosso portal vamos sempre estar publicando os melhores conteúdos sobre cultura, música, arte e literatura.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :