DIAS DAS MÃES são TODOS os DIAS, não só HOJE, MUNDO CAPITALISTA! " Por que se COMEMORA HOJE?" #saibamas




#seligamané

Já sabemos que TODOS os DIAS são DIAS das MÃES não apenas HOJE, mas HOJE foi uma DATA criada  desde o inicio do CALENDÁRIO, não apenas para SE tornra uma DATA de CONSUMISMO mais uma DATA onde os FILHOS mostrava a ARTE para PRESENTEAR sua MÃES e VALORIZAMOS MAS AS MULHERES!

"Dia das Mães, também designado de Dia da Mãe, é uma data comemorativa em que se homenageia a mãe e amaternidade. Em alguns países é comemorado no segundo domingo do mês de maio (como no Brasil e na Irlanda). EmPortugal é comemorado no primeiro domingo do mês de Maio."

Mas isso tudo começou muito antes, a mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. AEnciclopédia Britânica diz: "Uma festividade derivada do costume de adorar a mãe, na antiga Grécia. A adoração formal da mãe, com cerimônias para Cibele ou Rhea, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos idos de março, em toda a Ásia Menor." 

Na atualidade a mesma começou nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou em 1858 os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. Jarvis organizou em 1865 oMother's Friendship Days (dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período. Em 1870 a escritora Julia Ward Howe (autora de O Hino de Batalha da República) publicou o manifesto Mother's Day Proclamation, pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão

Entrando para o captlalismo quando foi ficando popular  Reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a metodistaAnna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914, quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother's Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães. No âmbito desta resolução o Presidente dos Estados Unidos Thomas Woodrow Wilson proclamou no dia seguinte que no Dia das Mães os edifícios públicos devem ser decorados com bandeiras. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.
Com a crescente difusão e comercialização do Dia das Mães Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentou a criação e lutou para a abolição do feriado.

Entrando no Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio. A iniciativa fazia parte da estratégia das feministas de valorizar a importância das mulheres na sociedade, animadas com as perspectivas que se abriram a partir da conquista do direito de votar, em fevereiro do mesmo ano. Em 1947, Dom Jaime de Barros CâmaraCardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Assim fazendo PARTE da Vida de TODOS os BRASILEIROS com o principal OBJETIVO de "valorizar a importância das mulheres na sociedade"

Hoje no BRASIL ainda é MUITO grande o NUMERO de ESTUPROS , AGRESSÃO e desrespeito as MULHERES, como algumas MULHERES também já PERDERAM seu TOTAL RESPEITO.

Assim vamos CAMINHANDO em um CAPITALISMO onde o FOCO de VALORIZAÇÃO virou o FOCO do CONSUMISMO, pois para GRANDE EMPRESAS o principal NEGOCIO e se a DATA hoje GERA alguma RENDA. No Brasil e nos Estados Unidos o Dia das Mães é a segunda melhor data do comércio, depois do Natal.


Em alguns PAÍSES as DATAS são FIXAS
DiaMêsPaís
1MarçoPortugal
3MarçoGeórgia
8MarçoBRASIL, AlbâniaRússiaSérviaMontenegroBulgáriaRoménia , MoldaviaButão
21MarçoEgitoSíriaArábia SauditaEmirados Árabes UnidosKuwait
7AbrilGrécia
10MaioMéxicoGuatemalaBahreinÍndiaMalásiaQatarSingapura
15MaioParaguai
26MaioPolônia
27MaioBolíviaRepública Dominicana
8JunhoLuxemburgo
12AgostoTailândia
15AgostoBélgica e Costa Rica (Assunção de Maria)
8DezembroPanamá (não oficial)


Alguns OUTROS PAÍSES leva a DATA em dias VARIÁVEIS do mês e do ANO.

Dias variáveis no mês

DiaMêsPaís
Segundo DomingoFevereiroNoruega
Primeiro DomingoMaioLituâniaHungriaCabo VerdeEspanhaMoçambiqueAngolaPortugal
Segundo DomingoMaioÁfrica do SulAustráliaBélgicaBrasil'Chile[13] , ChinaColômbia (exceto na cidade de Cúcuta), DinamarcaAlemanhaEstônia,Panamá,GréciaItáliaJapãoCanadáCubaPaíses BaixosNova ZelândiaÁustriaPeruSuíçaFormosaTurquiaEUAVenezuela,FinlândiaHong Kong
Último DomingoMaioColômbia (só na cidade de Cúcuta), França (se coincide com Pentecostes, é transferido para o primeiro domingo de Junho), Suécia
Terceiro DomingoOutubroArgentinaBielorrússia
Início do MêsOutubroÍndia

Dias variáveis no ano

DiaPaís
Primeiro Dia da PrimaveraPalestinaLíbano
2 semanas antes do NatalAntiga Iugoslávia
Então o dia da MÃE foi CRIADO para VOCÊ VALORIZAR a MULHER que tem em CASA é não esta em uma LOJA, mas a sua MÃE MERECE ter a ELE o SEU MELHOR.

Alguns MÚSICOS já LANÇAM músicas AGRADECENDO a sua MÃE que SERVE para NOSSA, senta o dedo e CURTE aí




TEXTO: NEGRITTO
www.seliganamusica.net

Vem com SELIGANAMUSICA

Desde já somos gratos a todos vocês ouvites e visitantes do nosso portal, e pedimos que fiquem avontade para deixarem a sua opinião através dos seus cometários, e lembrar a todos que aqui em nosso portal vamos sempre estar publicando os melhores conteúdos sobre cultura, música, arte e literatura.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :