COMEÇA 4ª FEIRA, DIA 09 a II BIENAL DO LIVRO DE PAULO AFONSO.NO MEMORIAL CHESF. #vaiLENDO



VOCÉ É CONVIDADO ESPECIAL PARA ESSE ENCONTRO DE ESCRITORES. ESTE ANO, MAIS DE 40 PARTICIPANTES DOS ESTADOS DA BAHIA, ALAGOAS, SERGIPE, PERNAMBUCO e SÃO PAULO.
Começa nesta quarta-feira, 09 de Novembro, às 19 horas, no Memorial Chesf de Paulo Afonso, a II Bienal do Livro e o 2º Encontro de Escritores de Paulo Afonso e região do São Francisco.
O evento é organizado pelo jornal Folha Sertaneja, em parceria com a Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA e com o Instituto Geográfico e Histórico da Microrregião Sertão de Paulo Afonso – IGH-MSPA, com o apoio cultural da Chesf e da Prefeitura de Paulo Afonso.

Toda a organização do evento ficou a cargo de uma Comissão Organizadora formada pelos escritores, pesquisadores e professores Antônio Galdino da Silva, diretor do jornal Folha Sertaneja, Roberto Ricardo do Amaral Reis, presidente do IGH-MSPA, Francisco Araújo Filho, presidente da ALPA, João de Sousa Lima, Diretor de Cultura da Prefeitura de Paulo Afonso, Edson Barreto, secretário da ALPA, Marta Tavares, Secretária do IGH e Socorro Araújo Nascimento, da ALPA.


A semelhança da 1ª Bienal, realizada em Novembro de 2014, o evento será realizado em três dias nas instalações do Memorial Chesf de Paulo Afonso, cedidas pela Chesf, através de sua Administração Regional de Paulo Afonso.
Ali estarão estandes de livrarias e editoras e, no Salão dos Escritores, mais de quarenta autores dos Estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e São Paulo estarão apresentando as suas obras.
Também ali estarão se apresentando repentistas e violeiros nordestinos cantando e passando o chapéu como mandam a cultura e a tradição nordestina.
No auditório do Memorial Chesf acontecerão momentos de música, poesia, homenagens e muitas palestras. O músico Raffael di Oliveira estará abrindo o evento com um concerto de violão e o poeta Duval Brito, homenageando o rio São Francisco.

O tema do evento deste ano é o rio São Francisco e a palestra de abertura, na quarta-feira, às 19 horas, será do engenheiro Flávio Motta, gerente Regional de Operação da Chesf em Paulo Afonso que estará representando o presidente da empresa.
Ainda na abertura do evento estarão sendo homenageados pioneiros de Paulo Afonso como o ex-prefeito e ex-vereador Abel Barbosa e Silva, o líder do processo de emancipação do município, que aconteceu em 28/07/1958, o professor Gilberto Gomes de Oliveira, pioneiro na educação em Paulo Afonso quando ainda se chamava Forquilha e Vila Poty, nos idos de 1955, ao criar a Escola Evangélica Antônio Balbino a primeira escola nesse povoado, para atender a crianças carentes e sem acesso à escola. Outros pioneiros da região serão também homenageados.
[ PALESTRANTES CONVIDADOS ] 
Nos dias 10 e 11 de Novembro, durante todo o dia, estarão acontecendo várias palestras. No dia 10/11, sob a coordenação geral do IGH, acontecerão palestras dos professores Cleonice Vergne (CAAPA-UNEB), João de Sousa Lima e Edson Barreto (ALPA/IGH), a partir das 09 horas e Jacques Fernandes(FASETE) e Edson Mendes (Juá-Recife – BB), a partir das 14 horas.
No dia 11/11, a partir das 09 horas, acontecerá a Manhã Sergipana, reunindo escritores e pesquisadores da Academia de Letras do Alto Sertão Sergipano (ALAS) e a partir das 14 horas haverá a Tarde de Alagoas, reunindo escritores e pesquisadores do Estado de Alagoas, sob a coordenação do Professor Edvaldo Nascimento, de Delmiro Gouveia-AL.
A partir das 16 horas acontecerá a solenidade de certificação, apresentação de Xaxado por um grupo folclórico de Paulo Afonso e o encerramento da programação.
VEJA MAIS NO SITE www.folhasertaneja.com.br e VEJA algumas fotos também da 1ª Bienal do livro de Paulo Afonso que aconteceu em 2014.

Vem com SELIGANAMUSICA

Desde já somos gratos a todos vocês ouvites e visitantes do nosso portal, e pedimos que fiquem avontade para deixarem a sua opinião através dos seus cometários, e lembrar a todos que aqui em nosso portal vamos sempre estar publicando os melhores conteúdos sobre cultura, música, arte e literatura.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :