Notícias de Última Hora

Estudar ouvindo música traz mais concentração para os estudos.


Qualquer detalhe pode fazer uma grande diferença na preparação para concursos públicos e, por esse motivo, muitos estudantes buscam maneiras para melhorar a concentração e o aprendizado enquanto estão debruçados sobre os livros.
Se você gosta de música, temos boas notícias: Um estudo realizado recentemente pela organização britânica Mindlab - focada em pesquisas referentes ao impacto da comunicação no nosso cérebro - concluiu que alguns tipos de música estimulam a memorização e a assimilação do conteúdo que estudamos.
Já um outro estudo realizado pela Universidade de Caen, na França, garantiu que os alunos que estudaram matemática escutando música clássica tiveram uma retenção e um aumento de concentração em torno de 12% em comparação aos que não ouviram música durante os estudos.

CUIDADOS
Os estudos citados acima alertam para que o aluno nunca estude ouvindo um idioma que não entende, pois prejudica severamente a concentração. A justificativa é que, ao invés de o cérebro relaxar e se conectar mais facilmente com o conteúdo estudado, ele se esforçará para decodificar o que a música diz, o que trará desconcentração do conteúdo que estuda.
O especialista em técnicas de memorização, Paulo Henrique Lyma, explica que ouvir músicas durante a leitura é relaxante, o que automaticamente melhora o foco. “Muitas pesquisas já comprovam que ouvir música ao estudar pode aumentar o estímulo do cérebro e do raciocínio. Mas é preciso ter cuidado na escolha das músicas. As mais agitadas podem provocar excitação e ansiedade, o que é perigoso para o rendimento”, explica Lyma.

ESCOLHENDO O ESTILO
Além de ser uma maneira de aliviar a tensão, escutar música durante o tempo de estudo também ajuda o aluno a melhorar a capacidade de absorção do conteúdo. Porém, para atingir um resultado eficaz no que se pretende é preciso selecionar o seu estilo.
• Sons da natureza
Os estudos dizem que músicas que trazem elementos naturais, como cantos de pássaros, sons de florestas ou de chuva, por exemplo, melhoram o foco dos estudantes e os deixam menos tensos. Além disso, sons naturais aumentam o funcionamento cognitivo, otimizam a capacidade de concentração e aumentam a satisfação geral.

• Música Clássica
Já as músicas clássicas ajudam a manter o ritmo de estudos por mais tempo, a reter e a categorizar melhor as informações. Então, se você estiver ouvindo uma música clássica ao fundo, preferencialmente a barroca, que possui como principais compositores Bach, Handel, Vivaldi, Mozart e Beethoven, seus estudos serão mais produtivos e durarão mais tempo.

SUGESTÕES DE PLAYLIST
Se você gostou das dicas mas não sabe por onde começar, veja abaixo algumas sugestões de playlists disponíveis gratuitamente no Youtube:

Faça uma avaliação, descubra o estilo que mais lhe agrada e bons estudos!

Nenhum comentário