Breaking News

Daqui a pouco tem lançamento do livro do escritor Marcos Antônio em Santa Brigida.

Daqui a pouco ás 15:30H, o escritor Marcos Antônio lançará seu novo livro, o lançamento será no Clube Social do Povoado Colônia, município de Santa Brigida.
A nossa rede foi convidada, e estará com muita honra marcando presença junto com o Jornal Folha Sertaneja em mais uma vitória desse escritor filho de nossa terra, e admitimos que é sempre muito bom estar presente nesses eventos, onde percebemos não só a felicidade do escritor por te conseguindo tira do papel mais um dos seus trabalhos, mas por todas as pessoas que estão ali presente, pois sabemos que essa vitória não é apenas do escritor mas de todos nós que amamos a leitura e apoiamos os escritores de nossa cidade.

De Gameleira à Colônia
Uma Saga Nordestina

Foi no árido cenário do Distrito de Mariana, “um grão de areia” na vastidão do sertão pernambucano onde foi acesa a centelha dessa história... – Corre que o menino tá nascendo – Gritou dona Estelita em meio à balbúrdia que antecede ao parto. As “lamparinas do sertão”, como eram conhecidas as parteiras da época. Ali, naquele dia 16 de julho de 1922 nascia Apolinário Domingos Neto, um “cafuzo”, descendente de índio com negro, Filho de Manoel Domingos da Silva, e de Dona Maria Paulina de Jesus, Apolinário significa “consagrado a Apolo” e Domingos “o que pertence ao senhor”, o Neto herdou da  descendência do avô. Ainda muito pequenino Apolinário fora abandonado pela mãe, e passou a ser criado à base de leite de cabra, pela avó materna. Mal sabia Dona Maria Paulina que aquele garoto estava predestinado pelo condão, a ser o grande e carismático líder dos gameleiros, e braço direito do “misterioso” Curador Pedro Batista. Um Conselheiro andarilho que pregava o bem e expulsava o mal, chegando a ser comparado com a própria encarnação do Padre Cícero. O encontro de Apolinário com o beato mudou completamente o rumo de seu destino. Aquele Curador demonstrava ser um homem santo, que conseguia colocar a chama da fé, incrustada em todos aqueles que o cercava, provando para os romeiros, através dos milagres que realizava ser ele uma pessoa de Deus. A religiosidade romeira sempre fora muito explicita nos sertões, e Apolinário Domingos Neto, um cafuzo pernambucano numa terra inexplorada e completamente bravia, onde o perigo parecia estar de tocaia detrás de uma árvore. 

O Marcos Antônio é natural de Paulo Afonso - BA, e também faz parte da ALPA "Academia de Letras de Paulo Afonso", que hoje tem como presidente o professor, escritor e jornalista Antônio Galdino, e vice-presidente o historiador, escritor e pesquisador João de Sousa Lima, que ambos com muita luta vem há anos fazendo, e dano o melhor pela literatura Paulo afonsina, mesmo com poucos recursos ou ajuda de órgão responsáveis da cidade.

Como os mesmos já cansaram de falar para nossa equipe, tudo depende do nosso primeiro passo, então vamos a cada dia dano os melhores passos para a leitura em nossa cidade, e hoje o SELIGANAMUSICA vem sempre abrindo espaço e dano atenção a esses brilhantes escritores que temos em nossa terrinha.

E hoje é um dia de comemora e solta muitos fogos, e desde já parabenizamos o Marcos Antônio por sua persistência e por mais um trabalho brilhante realizado, que depois de hoje estará a alcance de todos.





TEXTO
ASCOM/SLM
www.seliganamusica.net
#radio  #conhecimento #cultura #literatura


Nenhum comentário