Notícias de Última Hora

Programa de Pesquisas Arqueológicas Espinhaço Setentrional UNEB Campus VIII


O bacharelado em Arqueologia da Uneb Campus VIII está desenvolvendo pesquisas arqueológicas no município de Boquira (sudoeste baiano) sob coordenação da professora Fátima Oliveira. Entre os dias 11 e 22 de Novembro, 6 discentes do curso de Arqueologia tiveram a oportunidade de participar das escavações realizadas no Sítio Arqueológico Loca do Caldeirão. Na ocasião os estudantes puderam vivenciar a prática da prática da profissão, aperfeiçoando suas habilidades técnicas. Foram coletados mais de 600 artefatos dentre os quais: carvões remanescentes de 3 fogueiras, ossos de animais, fragmentos de cerâmica e lítico. Todo o material ficará sob a guarda do Centro de Arqueologia e Antropologia de Paulo Afonso (um dos laboratórios de Arqueologia da Uneb). Esta iniciativa é importante no sentido de auxiliar a compreensão da ocupação do território baiano na pré-história, além de valorizar o patrimônio arqueológico é fomentar, cada vez mais, a visibilidade do Bacharelado em arqueologia da Uneb.


"O Programa de Pesquisas Arqueológicas Espinhaço Setentrional é uma iniciativa que visa desenvolver o potencial arqueológico da região em questão, ao mesmo tempo em que fornece prática de campo ao bacharelandos em Arqueologia da Uneb. Parte dos materiais que foram coletados serão analisados em outras universidades, graças às parcerias estabelecidas; isto é importante para dar cada vez mais visibilidade ao nosso curso e para fortalecer laços com outros centros de pesquisa", afirma a professora Fátima Oliveira, responsável pelo projeto.


"Este projeto só está sendo possível graças ao apoio da Direção do Campus VIII, na figura da professora Suzana Menezes,  e da Coordenação do Bacharelado em Arqueologia, na figura do professor Bruno Heim. Ambos abraçaram a causa conosco", complementa.


TEXTO
UNEB CAMPUS VIII


Nenhum comentário